Histórico

HISTÓRICO DA ESCOLA


A Escola de Ensino Fundamental Fábio Silvafoi criada em 1955, no Morro da Caixa D’água, pelas professoras Ilsa Isidoro do Livramento e Minervina Marcondes Soares, que com esforço, dedicação e compromisso de educar as crianças, visitaram casa por casa, para efetuarem a matrícula e dar início a uma nova instituição de ensino.
A criação da mesma aconteceu devido a grande vocação ao ato de ensinar, demonstrados por estas educadoras, que não mediram esforços para levaram a luz da sabedoria através dos símbolos da escrita, às crianças que habitavam no bairro.
            A partir de março de 1956, já com as turmas formadas, em uma casinha de madeira de apenas nove (9) m², iniciaram os trabalhos educativos. Apesar das condições de precariedade, estudaram ali vários alunos de primeira a quarta série do Ensino Fundamental.
            Salienta-se, que o local onde se iniciou a escolarização foi cedido pelo senhor Aires Fortunato, cuja esposa, senhora Maria de Lurdes Reis Fortunato, passou a trabalhar como zeladora, sendo esta a primeira agente de serviços gerais da Escola Isolada de Caité.
            Aos 11 de abril de 1957, a escola passou a ser dirigida pela professora Luzia Cargnin Martins, que com sua dedicação a educação agilizou toda a comunidade, aumentando consideravelmente, a matrícula a cada ano que passava.
            Em 1960, cinco anos após a criação, a escola foi ampliada para duas alas, ambas distintas, com duas salas de aulas de trinta (30) m² cada.
            No ano 1966, mais uma vez a matrícula extrapolou o número de alunos para cada sala de aula, que mesmo funcionando em três turnos, incluindo o turno intermediário, precisava de nova ampliação.
            Para que os alunos tivessem condições de estudar, mais uma casa foi alugada, cujo pagamento desta, passou a ser efetuado pelas professoras Itaélia Fabro, Glória de Oliveira e Ana Maria da Silva, pois o estado havia assumido somente o aluguel das salas existentes.
            Durante o transcorrer da gestão 1957 a 1966, nove anos, a Diretora Luzia Cargnin Martins, exerceu sua função sempre voltada para a melhoria da escola e do processo ensino-aprendizagem, tudo fez para que o educandário continuasse levando conhecimentos aos que nele buscavam.
            A partir de julho de 1966, a instituição passou a ser dirigida pela professora Acenir Farias Cardoso, que com seu espírito de verdadeira educadora, não mediu esforços para transformar a escola Reunida Caeté em Grupo Escolar Fábio Silva, cujo novo prédio foi inaugurado em 11 de maio de 1970, pelo Governador Ivo Silveira.
Na data de 30 de março de 1973, através do Decreto n° 1231/73, esta Unidade Escolar passou a funcionar como Escola Básica Fábio Silva, cujo Patrono é o senhor Fábio Tomáz das Silva, nascido em Tubarão, na localidade de morrinhos, em 11 de maio de 1883 , filho de Tomáz Bernardo da Silva e Maria Bernardo da Silva. Casou-se com Maria Soares da Silva, e tiveram oito filhos: Lindomar, Antonio, Ranunfa, Maria da Conceição, Zanzi, Nair, Bernadete e Sueli.
            Em 1918, transferiu residência para Criciúma, estabelecendo – se no bairro Operário Velha, com uma casa de Secos e Molhados. Em Criciúma foi delegado de polícia, feitor de estradas e representante do Ministério Público na área da educação.
            Em 1936, voltou para Tubarão, onde fixou residência no bairro Fábio Silva, atuando como político e comerciante, faleceu em 10 de dezembro de 1954, com 71 anos de idade.
Pelo Parecer n° 22/73/CEE de 03 de janeiro de 1973, passou a funcionar a primeira turma de 5ª série. Em 12 de março de 1974, pelo Parecer nº 104/74/CEE foi autorizado o funcionamento da 6ª série e em 18 de março de 1975, pelo Parecer n° 96/75 /CEE as séries 7ª e 8ª série, completando o ensino de 1º Grau.
Ainda na gestão da diretora acima citada, foi criada a Classe de Multimeios, para deficientes auditivos, que atualmente funciona em salas especiais, com recursos atualizados, atendendo um total de dezesseis (16) alunos.
            A partir do ano 1985, começou a funcionar o ensino de Pré – Escolar, com uma turma de vinte (20) alunos, sendo extinto no ano de 1998, devido à existência da Escola Infantil Sete Anões que se localiza próximo a esta instituição.
            E atualmente, a Escola conta com 185 alunos, distribuídos entre o 1º ano até o 9º ano do Ensino Fundamental, conta com projetos voltados a Educação Integral (MAIS EDUCAÇÃO), com, o PENOA (Programa Estadual de Novas Oportunidades de Estudos) e SAEDE MISTO.

Um comentário:

Pesquisar este blog